O Semear nasceu da inciativa de educadoras que, após terem concluído diferentes etapas formativas, decidiram unificar suas experiências a fim de contribuírem para a prática de outros professores. Envolvidas com a educação nas séries iniciais, e sonhando em colaborar para a qualidade da educação brasileira, elas se uniram no esforço de construir espaços de reflexão para que outros educadores pudessem repensar seu cotidiano.


 Se “toda semente precisa de sacrifícios para dar novos frutos”, elas refletiram que tal contribuição seria através da proposta de cursos, workshops e consultorias que contemplassem aspectos teóricos e práticos que envolvem a práxis educativa. Na certeza de que as sementes germinam a seu tempo, junte-se você também a esse constante semear e desabrochar que nós, educadores, vivenciamos dia-a-dia.

Missão: Contribuir para a construção de uma educação justa, igualitária e de qualidade, incentivando educadores a refletirem sobre sua prática educativa através do diálogo entre os saberes práticos e os referenciais teóricos do campo da educação.

Visão: A criança é um ser indissociável e agente no processo de aprendizagem. Desse modo, é essencial que o educador tenha espaços para refletir e aprimorar sua prática, favorecendo o protagonismo de cada educando. Semear visa, nesse sentido, contribuir para o aprimoramento da práxis educativa, tornando-se um centro de estudos de referência no âmbito da educação brasileira.

Objetivos: Auxiliar os educadores a aprimorar sua prática pedagógica, Assessorar professores e coordenadores na elaboração de propostas pedagógicas condizentes com a cultura escolar característica de cada instituição, promover palestras e formação de professores através de cursos e workshops, de modo a contribuir para qualidade da educação brasileira e apontar soluções criativas para questões que envolvem o cotidiano escolar.  

Atividades: Semear oferece assessoria pedagógica nas áreas de organização curricular, planejamento e estruturação da rotina, podendo incluir cursos, workshops, palestras para educadores e para pais de acordo com o interesse da parceria. Os temas podem ser sugeridos pela equipe Semear como também pela própria escola, de acordo com a necessidade de cada instituição.

Semear também oferece cursos, workshops e palestras para professores e interessados em Educação. Os temas e datas estão listados no link Cursos. Para completar tais atividades, indicamos leituras de textos, livros e artigos pertinentes ao cotidiano escolar e o universo infantil.